EFEITO ESTUFA – Joseph Fourier (1768-1830)

EFEITO ESTUFA – Joseph Fourier (1768-1830) – Teoria de que a atmosfera retém a radiação infravermelha oriunda da Terra.

A descoberta do “efeito estufa” é atribuída ao físico francês Joseph Fourier. Seu primeiro artigo foi publicado em 1824. Citando as pesquisas de seu colega físico Horace-Bénédict de Saussure (1740-1799) com “caixas quentes” –,  microestufas cobertas com placas de vidro transparente para reter o calor do sol – Fourier concluiu que os gases atmosféricos poderiam reter o calor de modo similar aos painéis de vidro – uma comparação sugestiva da expressão “efeito estufa”.

causas-do-efeito-estufa

A vida na Terra depende da manutenção, na superfície do planeta, de uma temperatura media confortavelmente situada entre os pontos de ebulição e de congelamento da água. O planeta é aquecido pela absorção da solar, expelida na forma de radiação infravermelha. Todos os lugares do planeta teriam temperaturas noturnas abaixo de zero se os gases da atmosfera não formassem uma capa isolante que absorve o calor expelido e o remete de volta à superfície. É o efeito estufa que mantém a temperatura da Terra em níveis apropriados.

A descoberta de quais gaes da atmosfera são responsáveis por tal processo foi feita pelo físico irlandês John Tyndall (1820-1893), em 1859. Tyndal descobriu que o dióxido de carbono e a água são fortes absorventes de energia radiante (ao contrário dos principais gases atmosféricos, o nitrogênio e o oxigênio) e que mesmo em quantidades relativamente pequenas eles são responsáveis pelo calor retido na atmosfera. Daí a sua crença de que mudanças nos componentes da atmosfera poderia resultar em mudanças no clima da Terra.

Hoje a teoria de Tyndall está no centro de um acirrado debate. Muitos cientistas acreditam que a atividade humana desde a Revolução Industrial (1760-1840) expandiu a formação de “gases do efeito estufa”, levando não só ao aumento das temperaturas médias,  como também a mudanças climáticas que poderão ter graves consequências para a vida na Terra.

“O aquecimento recente coincide com o rápido aumento dos gases do efeito estufa produzidos pelo homem. O rápido aquecimento observado torna urgentes as discussões sobre como reduzir as emissões desses gases.”

James Hansen, professor de ciências da Terra e do meio ambiente.

 

Fonte:

ARP, Robert. 1001 idéias que mudaram nossa forma de pensar; tradução de André Fiker; Rio de Janeiro: Sextante, 2014. Pág. 465

Deixe um comentário